Minas da Panasqueira: aqui, tal como o dominó, o Chile é tema central

12-06-2011 12:28

Em Portugal o drama dos mineiros chilenos tem sido seguido ao pormenor por quem também trabalha ou já trabalhou nas minas.

Na Panasqueira há mineiros que depois deste acidente encaram a vida de outra forma. Já em S.Pedro da Cova, na mina de carvão já abandonada, as palavras são de apoio para os mineiros chilenos.

Já passaram muitos anos desde a última vez que viram o interior da mina. Mas em S.Pedro da Cova não se esquece o trabalho debaixo de terra, muito menos o sofrimento de ver uma tragédia a acontecer.

Agora, os tempos são outros. Da velha mina de carvão resta pouco. Só memórias. E um sentimento especial por quem sofre tão longe no Chile.

Depois deste episódio, os antigos mineiros de São Pedro da Cova vêem a vida de outra forma. Nas minas da Panasqueira um acidente semelhante seria quase impossível, pela tipologia das próprias minas. Mas todo o cuidado é pouco.

Na Panasqueira, no ponto de encontro do costume, o Chile, como o dominó, passou a ser tema central. Uns reformados, outros ainda no activo, para todos, apesar dos 10 mil quilómetros de distância, o sentimento só pode ser de solidariedade.
 

RETIRADO DE: https://www.tvi24.iol.pt/sociedade/panasqueira-chile-ultimas-tvi24-mineiros/1198922-4071.html